Bookmark and Share

terça-feira, novembro 2

Neil Rettig







Sabemos que estão ansiosos por o Teen Económico nº3 que está quase a chegar às bancas com o Diário Económico no próximo sábado dia 13 de Novembro, entretanto enquanto esperam não deixem de ler a nossa entrevista a Neil Rettig, um dos operadores de câmara que deu o seu cunho à produção da série documental ‘Grandes Migrações’…


Sabem aquelas oportunidades que achamos que nunca vamos ter? Aquelas pessoas que nos inspiram mas nunca vamos conhecer? Pois é, Nós tivemos a oportunidade fantástica de conhecer Neil Rettig, que para além de ser uma inspiração, é muito simpático!


Teen Económico – Neil, soubemos que tudo começou na escola de Belas Artes de Chicago, é verdade? 
Neil – Bem, na verdade tudo começou quando tinha 17 anos, foi aí que me apercebi que queria ser realizador. Divertia-me a fazer filmes em casa com a câmara de filmar dos meus pais. Não cheguei a acabar o curso mas quando tinha 23 anos fui sozinho para a Amazónia com esta ideia maluca de tentar filmar uma águia muito rara que vive na selva, chamada um harpey eagle. Sempre tive uma paixão enorme por animais. Na altura não se sabia quase nada sobre esta águia e eu achei que poderia aprender alguma coisa. Antes de ir, juntei dinheiro a pintar casas e a trabalhar como homem do lixo, para poder comprar uma câmara! Fui até Guiana, e depois de muito procurar e sonhar com o ninho da tal águia, lá o encontrei! Acabei por ficar um ano, a tirar fotografias e a fazer filmes! Quando voltei para o Estados Unidos, fui directo para Nova Iorque a uma revista de pássaros muito conhecida chamada Audubon, mostrei-lhes o meu trabalho e eles quiseram-no de imediato. Foi assim que me lancei, fiz algo que queria fazer, arranjei o dinheiro para o fazer e fiz. O primeiro projecto em que fui pago foi com a BBC em 1980. Eles sabiam que eu subia ás arvores para filmar e contrataram-me para ir filmar para a selva! Depois ao longo dos anos, fui recebendo mais e mais trabalho, as pessoas gostavam do que fazia, e hoje estou aqui. Mas ainda foi preciso algum tempo para aqui chegar. 


Teen Económico – ...e muito trabalho imagino! Trabalhar na National Geographic é um sonho para muita gente. Acha que ainda é possível fazer uma carreira disso, tenho em conta a quantidade de fotógrafos e realizadores que há hoje em dia? 
Neil – Claro! Até lhe vou contar uma historia engraçada, um amigo meu começou a trabalhar na sala de equipamentos da National Geographic, estava responsável por organizar os equipamentos, as câmaras e afins para cada expedição. Foi subindo devagar e hoje é um dos produtores. Por isso é possível, mesmo hoje em dia. Obviamente que não dá para começar imediatamente como fotógrafo ou realizador principal, começa-se por baixo! A NG tem imensas oportunidades para estagiar ou ser assistente de produção, trabalhar nos escritórios ou mesmo “behind the scenes”. E estas pessoas são essenciais, principalmente para produções do tamanho das “Grandes Migrações”! 


Teen Económico - Que dicas daria a alguém interessado em seguir a carreira de realizador? 
Neil – A minha dica é fazerem aquilo que sentem que têm que fazer, sem medo, atirarem-se de cabeça! Filmar, fotografar o que vos vai na alma, o que sentem que têm que mostrar ao mundo. Foi assim que eu comecei. 


Teen Económico – Alguma desvantagem no trabalho que faz? 
Neil – Ui, nem tudo é divertimento! Desde doenças tropicais a viagens constantes (que normalmente são muito compridas) o facto de não passar tanto tempo como gostaria com a minha família, quedas de árvores, condições climatéricas extremas. Há de tudo um pouco, mas no fim do dia gosto tanto do que faço que para mim vale imenso a pena! 


Teen Económico – Quando trabalha no chamado “on location”, como é que se costuma preparar? 
Neil – Bem, normalmente uns meses antes começamos a fazer pesquisas para nos habituarmos ao sitio, aos animais e ao tempo! E hoje em dia é muito fácil, basta ir ao google! Normalmente a empresa por detrás da produção também faz muita preparação, á que marcar hotéis, alugar carros, arranjar tendas, transportar o equipamento, organizar comida. Tudo isto exige muito trabalho, tem que ser tudo pensado, para que esteja tudo pronto para filmar assim que chegamos ao local! 


Teen Económico – Então é assim que acontece, chegam e começam a filmar? 
Neil – Normalmente as viagens são para muito longe e demoram muito tempo. Só para filmar nas Falcan Islands para as “Grandes Migrações”, demorei quatro dias e meio a chegar ao local! Costumamos ficar um dia a descansar da viagem, e no dia seguinte mãos á obra.


Teen Económico – Quantas horas gravam por dia? Filmam muitas horas para conseguir a imagem perfeita? 
Neil – Um dia de trabalho varia bastante, podemos estar a filmar 8 horas ou 14. Depende muito da luz, do que é que estamos a filmar e da altura do ano! Para conseguirmos aquilo que queremos depende também muito do operador de câmara, cada um tem uma maneira diferente de filmar. Eu por exemplo tenho sempre imenso cuidado quando começo a filmar, a verdade é que eu comecei por filmar com filme e não em máquinas de filmar digitais, e quando é assim há um enorme conhecimento do dinheiro que se gasta, do filme que se gasta por isso tenta-se aproveitar todos os minutos gravados. Eu tento incorporar muito esse conhecimento com as técnicas mais modernas. Eu gosto que os meus filmes tenham a melhor imagem que podem ter, e estejam o melhor que podem ser desde o momento em que começo a filmar até ao fim!

Teen Económico – E a seguir a filmar o que é que acontece? Quem é que depois monta e trabalha o filme? Neil – A seguir a filmar mandamos tudo para o editor, muitas vezes escrevemos apontamentos com ideias como por exemplo a sequência de imagens. Mas no fim das filmagens é o editor que vê tudo e categoriza tudo por dia, e por animais! O processo de editar e montar o filme é um processo demorado que exige muito trabalho, e normalmente os operadores de câmara não estão envolvidos, ás vezes sim outras vezes não.


Teen Económico – Qual foi o momento mais marcante da sua carreira ?
Neil – O momento mais marcante para mim foi sem dúvida no princípio da minha carreira quando fui filmar a águia para Amazónia, foi nesse momento que o meu sonho se tornou realidade. Ali estava eu em cima de uma árvore a filmar uma águia bebé! Esse é ainda o momento mais excitante de todos! Mas tive outros momentos especiais, filmar gorilas no meio da selva, elefantes entre outros!


Teen Económico – Falando sobre este documentário das “Grandes Migrações” o que é que o torna diferente dos outros? 
Neil - Eu penso que a grande diferença é que nós pegamos num tema global (migrações) e mostrámos os movimentos espectaculares de milhares de animais, milhões se contarmos com insectos, que se movimentam á volta do globo por razões diferentes. A grande diferença também é que usámos câmaras de alta velocidade que permitem ver em câmara lenta com uma definição incrível! Isto faz com que o documentário tenha uma beleza e pormenor inacreditável.


Teen Económico – Sabemos que também se interessa muito pela conservação da natureza! Alguma iniciativa em particular? 
Neil – Sim! Passei três anos nas Filipinas a desenvolver um projecto para proteger e conservar as águias filipinas que estão quase extintas! Fizemos filmes em três línguas, e mostrámos ás escolas, e aos habitantes das ilhas de maneira a haver uma atenção especial e um maior conhecimento sobre esta espécie. Eu comecei a usar o filme como uma ferramenta na conservação da natureza há já algum tempo, e agora quero voltar a utilizá-lo! Acredito no poder do filme, principalmente agora com tanta definição, acredito que através do uso de filmes é possível mover pessoas no que toca ao ambiente e ás mudanças que têm que ser feitas.


Teen Económico – Alguns planos ou sonhos para o futuro? 
Neil – Por acaso tenho pensado em voltar ás Filipinas e voltar a filmar essas águias! Tentar ajudá-las mais uma vez! Acho que todos temos que tentar ajudar, todos temos que tentar fazer do mundo um lugar melhor, muitas pessoas tendem a esquecer-se que podem fazer a diferença! Acho que o filme tem muito mais que se lhe diga do que só a parte de entretenimento, á pouco tempo vi um documentário sobre baleias da BBC e nunca na minha vida tinha visto tanta definição, ângulos tão diferentes mas tão bonitos. Se me comoveu a mim, tenho a certeza que comove outras pessoas também, e é isso que eu tento fazer.
Sara Macedo


Convido-os a ver um trailer sobre a série documental em:
http://natgeo.clix.pt/pt/grandes-migracoes
Estreia a nível  mundial dia 7 de Novembro às 21h30

3 comentários:

  1. Espectacular! Principalmente pelo exemplo que vale a pena correr atrás dos sonhos!

    ResponderEliminar
  2. Grande inspiração também quero um trabalho assim !!
    Madalena PB

    ResponderEliminar
  3. quando é que estreia o programa?

    ResponderEliminar