Bookmark and Share

sábado, novembro 13

Padel, um primo do ténis?!?

A história do Padel poderá começar em 1974 numa viagem que Alfonso de Hohenlohe faz ao México a convite do seu amigo Enrique Corcuera, que tinha criado 6 anos antes esta nova modalidade.

Pancadas Características do Padel:



Víbora – É um golpe de ataque que se executa desde a linha de serviço para várias posições ofensivas. A bola deve ser batida à frente do nosso corpo para conseguirmos imprimir todo o nosso peso ao cairmos para a frente.
Deve ser batida às “3h” nos destros e às 9h nos esquerdinos, ou seja, de lado para que consigamos produzir o efeito de “corte”. Não deve ser executada com muita potência para não se perder o controle e para que ao mesmo tempo fique baixa, ao nível dos pés dos adversários.
Bandeja – Pancada utilizada sempre que nos enviam balões mais compridos, que nos obrigam a executar um smash de uma posição incómoda, onde não poderemos definir o ponto, pois faríamos mais erros do que bolas boas.
É uma pancada que tem de nos dar segurança, baixa percentagem de erros. É utilizada para manter a nossa posição na rede.
Tanto a preparação como o movimento da raquete até ao impacto com a bola devem ser curtos. É feito um swing descendente para imprimir um efeito de corte (slice) na bola de maneira a que esta tenha um ressalto muito pequeno, provocando dificuldades aos adversários e, com isso, dando-nos tempo para recuperar a posição na rede.
Dupla parede – É um golpe utilizado após o duplo ressalto na parede, ou seja, a bola bate no vidro lateral e no vidro de fundo ou vice-versa. Após estes 2 ressaltos fazemos um movimento de rotação, seguindo sempre a trajetória da bola até que nos encontremos de frente para a rede. Nessa altura já podemos bater na bola para que passe para o outro lado do campo. Em vez da rotação pode ser utilizado um movimento para trás e para o lado, ficando encostados ao vidro de fundo e sempre virados para a rede para podermos bater na bola.
Contra parede – Pancada de defesa utilizada quando nos encontramos de costas para a rede. Como a própria refere batemos a bola, de baixo para cima, contra a parede/vidro para que a mesma passe para o outro lado da rede. No momento do impacto na bola devemos procurar um ponto alto (sempre mais alto que a nossa cabeça) para que a bola não chegue fácil aos nossos adversários que estarão na rede. Batendo num ponto alto, sempre de baixo para cima, a bola vai subir e bater perto da linha de serviço do outro lado do campo.
Saída de parede – Uma das várias pancadas interessantes do Padel, pois estando numa posição de defesa podemos passar ao ataque rapidamente. É um golpe que se caracteriza pelo aproveitar do ressalto da bola no vidro para atacarmos e ganharmos posição na rede.
Smash por 3 metros – É um smash normal, igual ao do ténis, mas onde a bola vai sair pela lateral (3m), depois de bater no chão e posteriormente no vidro.
“Dormilona” - Pancada usada com muito sangue-frio e que exige uma grande técnica. Após um Smash contra o vidro da equipa contrária, subimos à rede e assim que a bola passa para o lado contrário, fazemos um “amortie”, ou seja, tocamos muito ao de leve na bola para que, praticamente, não se produza qualquer ressalto. Os adversários vão ser apanhados em contrapé, pois estão a deslocar-se para a zona de defesa (junto à linha de serviço).


Números de contacto dos campos, preços por hora e número para comprar material Varlion
Clube de Ténis de Vila Real de St António
Padel Clube de Vila Real de St. António
Centro de Ténis de Faro
Clube da Escola de Ténis de Leiria
Câmara Municipal de Almeirim (Parque da Zona Norte)
Parque Health Club - Maia
Centro Desportivo da Ribeira Brava (Madeira)
Parque Desportivo de Água de Pena (Madeira)
Contacto para compra de material Varlion: sportitalia@netcabo.pt (www.sportitalia.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário