Andas sempre a ouvir falar na bolsa que subiu ou então que afinal desceu. Soa-te a chinês?
Não se trata de nenhum grande mistério, basicamente a bolsa é um mercado de empresas, onde os donos colocam uma parte das suas empresas à venda, dividindo-as em várias acções. Quando uma empresa se torna pública, pondo parte do seu capital à venda, está a crescer e a angariar fundos para suportar esse crescimento. Por isso agora já sabes que uma acção é um título que nos diz que nós somos donos de parte de uma empresa. Todos os anos essas acções devem pagar dividendos aos accionistas, que são essencialmente a parte dos lucros que não foram reinvestidos na empresa.
Agora chegou a parte que mais interessa - comprar e vender acções.
É aqui que entra a Bolsa de Valores, que podes imaginar como um grande supermercado, onde em vez de se vender comida, vende-se e compra-se acções. Já imaginaste se cada vez que querias comprar uma laranja, tivesses de ir à procura de alguém que estivesse a vender laranjas? E o mesmo com os cereais ou as bolachas? No supermercado sabes que vais encontrar tudo o que precisas e pelo preço certo. Pois a Bolsa funciona da mesma forma, é um mercado de acções. O preço das acções varia consoante a procura e a oferta, quanto maior a procura maior o preço e vice-versa. Como toda a compra e venda está concentrada num só local, podemos saber o preço das acções atualizado ao segundo.
Se a bolsa de valores só interessa às empresas e a quem investe porque está constantemente nas notícias?
Sem dúvida que é uma boa pergunta, mas a resposta é muito simples. Só as grandes empresas é que estão na bolsa de valores, e no fundo são um bom indicador sobre a saúde da economia de um país. Para além de haver muitas pessoas que ganham dinheiro a investir nas empresas certas.
Sem comentários:
Enviar um comentário