Bookmark and Share

segunda-feira, março 21

Queres chegar ao topo?

Sabes que queres vencer na vida, tens muito para dar e podes chegar longe. Para ti está claro que vais ser um dos melhores, mas como é que lá chegas?... Nós fomos à procura do percurso ideal para chegares ao topo, agora basta seguires as nossas indicações.

Qual é o primeiro emprego de sonho? A resposta não pode ser mais óbvia, numa empresa que tenha os meios e a vontade para apostar em ti.
Exemplos de empresas ideais para começar são a PT, Sonae, EDP, a Unilever-JM e a McKinsey. Só que quando se trata de recrutamento, todas elas têm um factor em comum: procuram os melhores!

Para seres um dos felizes selecionados fica a saber que mais importante do que o curso que possas vir a escolher, a Universidade que frequentares vai ter um papel fundamental. Não quer dizer que as empresas excluam alguma à partida, mas têm relações de proximidade com algumas, onde confiam no currículo académico, bem como no processo de avaliação. Exemplos de universidades escolhidas por estas empresas são a Católica, a Nova, o ISCTE, o Técnico e a FEP.

Quanto a cursos, todas as empresas salientam que procuram a diversidade. Por exemplo, na McKinsey contratam pessoas com todo o tipo de cursos, desde Engenharia Electrotécnica ou do Ambiente, passando por Direito ou Farmácia, e claro, Gestão ou Economia. Inclusivamente, no ano passado, ficaram muito contentes com a contratação de um médico.

Passando para as notas, o melhor é nem pensares em ter uma média abaixo de 14 e se queres destacar-te da concorrência aconselhamos vivamente que tentes puxar esta para cima. Contudo há algumas coisas que podem reverter a teu favor, e não penses que é o fator cunha... Isto se tiveres algo fora do teu currículo académico que mostre que podes ir longe ou que tenhas capacidade de iniciativa, como teres praticado algum desporto a um nível competitivo, ou teres dedicado o teu tempo livre a uma causa social.

Fica a saber que estas empresas também competem entre si para conseguirem atrair os melhores para os seus quadros. Cada uma delas cria ligações e organiza eventos para se darem a conhecer aos estudantes. Exemplo disto foi o roadshow pelas melhores Universidades feito pelo CEO da PT este ano ou o lançamento da Rede Contacto pela Sonae, a primeira rede social em todo o Mundo criada com a missão de encontrar novos talentos para a empresa. Aposta em ti!

O que faz de ti um vencedor!
Passando para a fase das entrevistas e testes, fica aqui a saber as características que as empresas procuram nos seus futuros trabalhadores:

- capacidade de análise e resolução de problemas
- a capacidade de trabalho em equipa e uma elevada capacidade de trabalho
- a orientação para obter resultados
- motivação e foco na excelência
- curiosidade pelo mundo que os rodeia, energia e espírito de inovação
- ambição, capacidade de liderança, criatividade e flexibilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário